Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de julho de 2011

Qual a melhor idade para um cavalo ser adquirido?

Obviamente que várias podem ser as respostas e dependendo de quem é esta pessoa, podemos variar mais ainda na resposta. Usualmente, o ditado que diz “cavaleiro novo, cavalo velho, cavaleiro velho, cavalo novo". Tenho visto cavaleiros iniciantes, com pouco tempo de experiência com cavalos, adquirindo potros a serem iniciados. O motivo: os dois aprendem juntos e crescem juntos na experiência e nas atividades de treinamento. Esta, na verdade, é uma idéia falsa de crescimento e aprendizado.
Os cavalos novos exigem das pessoas muito conhecimento e experiência, já que apresentam situações onde a aplicação de técnicas e conceitos se faz necessárias. Somente com experiência e paciência é que se consegue isto.
Enquanto isto, os cavalos experientes têm totais condições de se ensinar um cavaleiro novo a trabalhar, pois permite mais o erro, conserta muita coisa no cavaleiro e principalmente, permite que este cavaleiro aprenda com tranquilidade. Lembremos que um erro em um cavalo pode custar todo um treinamento, já que um cavalo quando aprende, não julga se aprendeu o certo ou o errado. Lembremos, também, que arrumar um cavalo é mais penoso, mais caro, mais trabalhoso do que ensinar um cavalo.

Assim, se você é um novo integrante deste maravilhoso mundo dos cavalos, leve esta sugestão: não compre um potro a não ser que um profissional o trabalhe para você.
Para seu uso, compre um cavalo experiente, mais velho e que vai lhe ensinar muito. Um potro servirá para você quando a experiência estiver presente, ou então para que você assista o profissional de sua escolha em uma prova ou exposição.


E qual a idade de um cavalo experiente? Dos 06 anos em diante, o que não é velho, mas sim pronto para lhe proporcionar bons momentos. Todos os profissionais tiveram um desses, que lhes ensinou quando eram novos, e que até hoje aposto que dão saudades...

Nenhum comentário:

Postar um comentário