Pesquisar este blog

domingo, 3 de julho de 2011

Dicas de Criação

MANEJO

A hora do banho:
Depois de uma longa cavalgada ou após o trabalho, o banho é uma ótima maneira de relaxar e refrescar (sempre de um espaço de 30 min entre a finalização do trabalho e o banho). Antes de iniciar o banho em um cavalo que praticou exercícios, é importante ficar atento à respiração e à temperatura do corpo para que não ocorra um choque térmico. O animal não deve estar ofegante, nem muito quente. O horário ideal para banhar seu cavalo é entre 11h e 15 h, período em que o Sol está mais forte. Quanto mais quente o clima, menor será a sensação de frio do animal e mais rápida a secagem. O banho deve durar de 15 a 20 minutos. Comece sempre de baixo para cima: molhe os cascos, boletos e pernas do animal. A seguir, molhe a barriga em toda sua extensão e não esqueça os órgãos genitais. A higiene do aparelho reprodutor e ânus são fundamentais, pois são os locais que acumulam mais sujeira.

Como evitar cólicas:
Para evitar que o cavalo tenha cólica, um ponto fundamental é estabelecer uma rotina de alimentação, seguindo sempre os mesmos horários. Se o cavalo come ração às 8h, é importante que este horário seja respeitado diariamente. Caso contrário, problemas como a gastrite pode atingir o animal devido ao stress causado pela alteração na hora de comer. Este stress é visivelmente percebido. Muitos cavalos ficam nervosos, ansiosos, cavando o chão para pedir comida. Outro fator importante é esperar o cavalo descansar do exercício para alimentá-lo. Se o animal foi montado, é aconselhável aguardar em média uma hora para oferecer capim, feno e/ou ração. Depois que o cavalo come, o ideal é esperar no mínimo trinta minutos para iniciar o trabalho.

Equipamentos de limpeza:
Cada tratador deve ter o seu próprio material de limpeza. Isso impede a transmissão de parasitas e micoses de um determinado cavalo para outro. Caso você note alguma irregularidade no animal, é recomendável utilizar novo material para evitar a disseminação de doenças. Para conservar seu equipamento, mantenha - o sempre limpo e bem acomodado. Ter uma caixa para guardar seus instrumentos é ótimo para sua organização. Assim, sempre que você precisar, terá tudo à mão.
 
SAÚDE

Sempre vacine seu animal contra tétano
Sempre vacine os cavalos contra Tétano, já que a facilidade do animal contrair esta doença é bastante grande (ambiente contaminado x simples feridas). Além disso, esta vacina, que deve ser dada anualmente, custa muito pouco, sendo, portanto muito mais barata que um possível tratamento desta doença, e nem sempre o animal com tétano pode ser curado.

Seu animal esta doente? Chame o veterinário
Seu animal esta doente? Não demore a chamar um médico veterinário de sua confiança, pois o tempo de acometimento por um problema qualquer pode influenciar os resultados frente aos tratamentos prescritos.

Doenças simples podem se complicar
"Melhor prevenir do que remediar" - Às vezes doenças simples podem se complicar quando tardiamente tratadas, além disso, fazer economia quando se trata de vida, o barato pode sair caro. Consulte seu veterinário de confiança.
 
CUIDADOS BÁSICOS COM SEU ANIMAL

Com o aumento de interesse em criar cavalos, a necessidade de informações sobre nutrição tornou-se maior, esta juntamente com o manejo correto, visam extrair a capacidade genética total do animal, devendo sempre lembrar a que função se destina, reprodução, trabalho, lazer, esporte, entre outros, sendo assim será possível determinar qual ração mais adequada e que tipo de manejo será empregado.

A alimentação baseia-se no tipo de trabalho que o eqüino realiza, na raça, o temperamento do animal, pois animais mais nervosos possuem necessidades maiores, clima, se esta em baia ou a pasto e estado geral.

O animal quando estabulado tem uma restrição de volumoso, sendo necessário, às vezes, uma suplementação de concentrado um pouco maior, além disso, gasta no máximo 6 horas comendo, o que difere muito de animais a pasto que utilizam em media 15 horas se alimentando, sempre em pequenas porções.

Os cavalos que treinam em media duas a três vezes por semana, devem receber mais volumoso do que concentrado, em torno de 1,5%do seu peso em volumoso e 0,8% de seu peso vivo em concentrado, no máximo. Outro fator importante é a reposição de eletrólitos que são perdidos através do suor, tais como sódio, potássio, fósforo, cálcio e cloro; a perda destes depende da intensidade do exercício e de animal para animal.

Deve-se fornecer ao animal uma quantia adequada de energia, pois esses alimentos  em excesso podem gerar problemas, além de ácidos graxos essenciais elevados, que impedem a absorção de magnésio, o qual é responsável pelo relaxamento muscular. O concentrado não deve ultrapassar 12% de proteína bruta, devendo sempre ficar atento na qualidade da proteína e não no excesso da mesma, pois este excesso pode prejudicar a performance do animal.

Deve-se estar atento a outros fatores importantes e que fazem a diferença na criação, tais como o controle de ecto e endo – parasitas e controle de doenças através da vacinação.

O controle de endo-parasitas é realizado através de vermífugos, visto que por seus hábitos alimentares os eqüinos estão freqüentemente sujeitos as verminoses, debilitando-os e comprometendo sua saúde.

Para potros indica-se que a vermifugação inicie-se aos 30 dias de vida, repetindo a cada 60 dias até o animal completar 12 meses.

Em animais adultos com rotação de pastagens, realizar a vermifugação a cada 120 dias, em outros sistemas repetir a aplicação a cada 90 dias.

Há vários tipos de vermífugos no mercado, classificados em cinco tipos, os benzoimidazóis, os organofosforados, as piperazinas, os carbamatos e a ivermectina.

Os ectoparasitas mais comuns são os carrapatos, bernes, miíases ou bicheiras e a habronemose, controlá-los é muito importante pois estes parasitas se alimentam do animal e causam prejuízos comprometendo a saúde, as vezes até o desempenho do animal.

A vacinação é de suma importância para o controle e prevenção de doenças infecciosas, em algumas propriedades a vacinação é obrigatória, tem custo baixo, fácil de aplicar, e índice baixo de efeitos colaterais.

As doenças infecciosas podem ser transmitidas de animal para animal, até um plantel inteiro. A vacinação só será eficaz se o animal estiver em boas condições, sem alterações por parasitas ou enfermidades.

No caso dos potros a imunidade recebida pelo colostro poderá interagir com a vacina, o que ira causar a inativação desta.

Os animais recém adquiridos devem apresentar teste de AIE, serem vermifugados e receber as vacinas indicadas, antes de entrar em contato com os outros animais de sua criação. Se possível deve-se vacinar todos os animais juntos, pois assim estará aumentando o nível de imunidade deste grupo de animais.

2 comentários:

  1. tenho uma egua,deixo ela em um pasto que tem braquiaria e outro capim(parecido com feno)as tardes dou ela em media 6 kg de (racao total 15)de uma vez.gostaria de saber se esta muito ruim a alimentacao dela e como poderia melhorar.obrigado.

    ResponderExcluir
  2. O indicado por quantia máxima é de 4kg diários para não ter problemas com desperdício e cólicas.
    O mais ideal seria dividir essa quantia em dois tratos, ou seja, 2kg de manhâ e 2kg a tarde

    ResponderExcluir