Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de julho de 2011

A importância da Ferradura

  As patas dos cavalos são muito sensíveis e sofrem um desgaste natural de seus cascos. É apenas através delas que ele sente as condições do solo onde esta  pisando. Para evitar esse desgaste, são colocadas ferraduras nos  animais.
    
Na Antiguidade não havia esse cuidado com os cavalos e o  desgaste  era tão grande que em alguns casos o animal precisava ficar  por um longo período sem cavalgar. Como esses animais já eram  usados  para  o trabalho há séculos, esse tempo que o cavalo precisava ficar  parado representava grande perda para seus proprietários.
    
Já por volta do século X, no Ocidente, essa prática começou a ser  mais freqüente. O uso da ferradura também tinha o objetivo de  correção de desvios que ainda hoje é utilizada como os defeitos na  marcha.
 
Colocar essa proteção pode aumentar a tração das patas e  também  proteger contra rachaduras. Outro benefício é o tratamento  de doenças do casco, que em alguns casos, apenas pode ser utilizada a ferradura para a sua cura. Acredita-se que dependendo do desenho da ferradura pode influenciar na forma como o cavalo se movimenta e galopa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário