Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Primeiros Socorros


Tanto os animais criados a campo como os embaiados, estão sujeitos aos acidentes e diversos tipos de enfermidades. Contudo, quanto melhor for o manejo menor será a necessidade dos cuidados de emergência.
Aparentemente, o cavalo adulto transmite a idéia de ser um animal resistente, pelo seu porte e vigor físico. Todavia, isso não é verdade. Ele é sim, o animal doméstico mais sensível. Os procedimentos de emergência mais comuns no haras são os seguintes:

Cólicas: Decorrentes de distúrbios intestinais, principalmente aqueles provocados pela ingestão de quantidades excessivas de ração concentrada ou de alimentos deteriorados. Os sinais característicos de um cavalo com cólica é deitar-se e levantar-se com frequência, rolar, cavar o solo, olhar para os costados, aumento dos movimentos intestinais. Como já foi abordado na seção "O SEU CAVALO ESTÁ MACHUCADO OU DOENTE"?, são vários os tipos de cólicas. Porém, a mais comum é a intestinal. Os medicamentos mais recomendados são o Banamine e o Buscopan. Em seguida, o animal deve ser puxado ao passo, para estimular o processo digestivo e evitar que se machuque rolando no solo, ou na baia. Em casos mais graves deve ser feita uma lavagem intestinal com sonda apropriada. Se os sintomas da cólica persistirem por mais de 12 h, chamar um Médico Veterinário.
Nos animais embaiados a cólica ainda é a causa numero um de mortes.

Ferimentos: Dependendo da extensão e profundidade do ferimento, pode ser necessária uma sutura. Para conter hemorragia intensa, um bom medicamento tópico é o Estankasangue. Para cicatrização rápida, utilizar o Unguento Pearson, cobrindo o ferimento com Tanidil em pó. Outras opções são os tradicionais sprays que aceleram a cicatrização e previnem o estabelecimento das bicheiras e inflamações. Em determinados tipos de ferimentos, uma pomada contendo antibiótico (exs.. Ganadol, Furacin) deve ser utilizada.

Brocas de cascos: A primeira medida é limpar toda a área necrosada. Em seguida, aplicar um tampão de algodão embebido em Formoped. Durante o tratamento, o animal deve permanecer sobre piso limpo e seco. As medidas preventivas são: a limpeza diária dos cascos, evitar permanência em terrenos úmidos ou pisos de baia sujos, aparar os cascos mensalmente.

Podridão de ranilha: A área afetada deve ser cortada. Em seguida, aplicar diretamente o Formoped. Durante o tratamento o animal deve permanecer sobre piso limpo e seco. A prevenção é a prática rotineira da limpeza diária das comissuras laterais e sulco da ranilha.

Traumatismos nos membros: Os traumatismos, ou contusões, quase sempre são acompanhados por edemas e claudicação. O tratamento de choque é uma ducha fria. Nos dias seguintes, aplicar compressa de água quente com sal. Diversas pomadas também podem ser aplicadas, massageando a área atingida - Exs.: Calminex, Finalgon, Em determinados casos, recomenda-se o uso de bandagens.

Coleta de sangue: Essa é uma prática comum em todos os haras, principalmente nos casos periódicos dos exames de A . I. E. - Anemia Infecciosa Equina. O sangue deve ser coletado com agulha apropriada, injetada na região da grande veia jugular, na borda inferior do pescoço.

Aplicação de soros: Quase que de forma rotineira, a maioria dos haras utilizam soros para diversas finalidades, principalmente para estimular a alimentação, desintoxicar, prevenção contra estresse, manutenção da resistência física, reposição de eletrólitos essenciais perdidos durante trabalho intenso. Os soros são aplicados em grandes quantidades, sempre na região da grande veia jugular.

Aplicação de injeções: É muito comum o uso de injeções, tomando-se o cuidado para aplicá-las nas regiões apropriadas, especialmente as do tipo intra-muscular. Quando aplicadas de forma inadequada, sem assepcia, ou em locais impróprios, haverá uma inflamação no local, podendo evoluir para um foco de infecção bacteriana. O melhor local para aplicar uma injeção intra-muscular é nas nádegas, devido ao grande volume de massa muscular, com poucos vasos sanguineos. A segunda opção é na tábua do pescoço.

Picadas de cobras: Ocorrência comum em propriedades que não mantém os pastos limpos. O tratamento de choque consiste na aplicação imediata de soro anti-ofídico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário