Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Andamento

A marcha original da raça foi a marcha de 4 tempos definidos, seja a Batida Clássica, Marcha de Centro ou Marcha Picada, todas apresentando um mecanismo peculiar de sustentação e locomoção.


Marcha Batida Clássica – Bípede diagonal dominante com boa dissociação, o que implica na alternância entre os deslocamentos de bípedes diagonais e laterais, intercalados por momentos de tríplices apoios, exatamente como está definido no Padrão Racial. Qualquer outra interpretação que favoreça o excesso de diagonal idade é anti-zootécnica, enganosa e desrespeitosa ao Padrão oficial da raça, homologado pelo Ministério da Agricultura e jamais preferencial de uma minoria de criadores. Deve ser ressaltado que ao contrário das marchas com excesso de diagonal idade, que necessariamente não apresentam dissociação visual dos deslocamentos, a Marcha Batida Clássica apresenta comodidade muito boa, acima da subjetividade de preferências pessoais e de aspectos inseridos na conformação, porque os atritos verticais são neutralizados pelos apoios dissociados dos cascos dos bipedes diagonais. As batidas dos cascos são escutadas aproximando-se duas a duas, mas jamais duas a duas, como ocorre nos andamentos transicionais.


Marcha de Centro – Os tempos de apoios diagonais são iguais, ou bem próximos, dos tempos de apoios laterais, com maior frequência e definição dos apoios tri pedais. A marcha de centro e como se fosse o andamento ao passo, porém em média velocidade. A comodidade é plena, porque todos os tipos de atritos tendem a ser neutralizados pela perfeita dissociação nos deslocamentos. As batidas dos cascos são escutadas igualmente espaçadas.


Marcha Picada – Bípede lateral dominante, sendo a marcha picada de boa qualidade aquela que apresenta bom equilíbrio entre os tempos de apoios diagonais e laterais. Ao contrário, será uma marcha com excesso de lateralidade, a qual gera atrito lateral. Na boa marcha picada a comodidade é bem próxima da comodidade da marcha de centro. As batidas também são escutadas igualmente espaçadas.


É muito fácil diferenciar estas três modalidades de andamentos puros da raça Manga-larga Marchador dos andamentos transacionais, que são a marcha batida excessivamente diagonalizada, a marcha trotada (andamento original da raça Manga-larga) e o trote desunido. Há uma polêmica em relação à terminologia Marcha Trotada quando a ser de interpretação dúbia, ou seja, marcha ou trote. Na verdade, a terminologia está correta do ponto de vista acadêmico, como é explicado na interpretação zootécnica abaixo descrita:


Marcha Trotada – Deslocamento simultâneo ou quase simultâneo, dos bípedes diagonais, gerando um mecanismo peculiar de sustentação e locomoção, no qual há possibilidade de ocorrer apoios mono pedais, quadrúpedes ou suspensão mínima entre as trocas de apoios duplos diagonais. O estilo é característico, pois os deslocamentos são nitidamente elevados e flexionados, tanto dos membros anteriores como dos posteriores, com uma energia e impulsão maiores em relação às modalidades de M.T.A.D. – Marcha de Tríplices Apoios Definidos.

Um comentário:

  1. Perfeito, a maioria dos criadores, dizem que seus animais são de marcha picada, porém você vai conferir e muitos não conseguem, tenho 3 animais apenas, mas graças a seleção e olhar experiente, são de marcha de centro e eu não troco e nem vendo. futuramente, vou substituí-los, porém terão que ter o mesmo andamento, o que é raro. Eu não faço experiências eu simplesmente seleciono.

    ResponderExcluir