Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Bulldogging

Muitos perguntam porque Bulldog, pois bem, o nome foi resgatado de um antigo esporte onde o cão de mesmo nome era o atleta.

Criado por miscigenações raciais, até chegar ao biotipo que se conhece hoje, o Bulldog era colocado em uma arena onde um boi era amarrado a um tronco por uma corda de alguns metros, uma vez na arena a função do Bulldog era derrubar o touro, o cão conseguia o feito esgueirando-se num arrastar pelo chão bem em frente ao touro pois dizem que esta é uma zona morta de sua visão.

Ao chegar bem próximo ao touro o cão abocanháva-lhe o focinho até que ele tombasse ao chão, daí sua morfologia de cara achatada para facilitar-lhe o encache no focinho do boi e suas presas e mordeduras poderosas para que não o soltasse.
Esclarecido a curiosidade a prova do Bulldog atual consiste em uma modalidade equestre cronometrada de Rodeio que nescessita de tecnica, velocidade e precisão dos cavaleiros na hora de descerem do cavalo e derrubarem o boi.
Basicamente dois cavaleiros partem atrás de um boi. Quem fica à direita faz o trabalho de esteira, uma forma de garantir que o boi não fuja. O cavaleiro, que fica do lado contrário, salta do cavalo em movimento em cima do chifre do boi que deve ter aproximadamente 15 cm, derrubando-o e virando seu pescoço no chão. Vence quem fizer o trabalho no menor tempo.

O cavalo mais utilizados são os da raça Quarto de Milha, pois são considerados os cavalos mais rápidos do mundo em pequenas distâncias e tambem muito corajosos

As competições são organizadas pela:
F.N.R.C (Federação Nacional do Rodeio Completo)
ABQM (Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Quarto de Milha) - http://www.abqm.com.br/index.html

No começo do mês de Dezembro estarei postando sobre Cavalos de Corrida - Turfe

Video Específico:

Nenhum comentário:

Postar um comentário