As patas dos cavalos são muito sensíveis e sofrem um desgaste natural de seus cascos. É apenas através delas que ele sente as condições do solo onde esta pisando. Para evitar esse desgaste, são colocadas ferraduras nos animais.
Na Antiguidade não havia esse cuidado com os cavalos e o desgaste era tão grande que em alguns casos o animal precisava ficar por um longo período sem cavalgar. Como esses animais já eram usados para o trabalho há séculos, esse tempo que o cavalo precisava ficar parado representava grande perda para seus proprietários.
Já por volta do século X, no Ocidente, essa prática começou a ser mais freqüente. O uso da ferradura também tinha o objetivo de correção de desvios que ainda hoje é utilizada como os defeitos na marcha.
Colocar essa proteção pode aumentar a tração das patas e também proteger contra rachaduras. Outro benefício é o tratamento de doenças do casco, que em alguns casos, apenas pode ser utilizada a ferradura para a sua cura. Acredita-se que dependendo do desenho da ferradura pode influenciar na forma como o cavalo se movimenta e galopa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário