Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Paleteada

A Paleteada demonstra a aptidão do competidor com o gado e também a velocidade, a força, a rusticidade e a submissão do cavalo crioulo.
Consiste na prensa e condução de um novilho, por uma raia de 110 metros de comprimento por 50 metros de largura.
A prova é realizada em duplas, que são escolhidas de acordo com a classificação geral dos competidores, da menor a maior pontuação.
Nos primeiros 30 metros, os ginetes devem deixar o novilho correr.
Depois de prensado, os participantes devem tentar levá-lo até a marca mínima dos 80 metros. Antes dos 110 metros, os ginetes devem fazer com que ele retorne, conduzindo-o até o local de início da prova.
As notas vão de zero a dez e quanto mais apertado a dupla manter o novilho e mais longe conseguirem chegar com ele, maior a nota.
Para Francisco Martins Sobrinho, jurado da prova e vencedor do Freio de Ouro no ano de 1995, a Paleteada é uma das provas decisivas da competição.
"Essa é uma etapa essencial, pois mostra a evolução e a resistência da raça crioula, bem como o ótimo condicionamento dos ginetes, já que alguns participam da competição representando três ou mais montarias", afirma o jurado.
Além de exigir muito do cavaleiro e da montaria, os competidores também tem que contar com a sorte.
 
Cavalo:
Apesar do baixo porte, possui musculatura consistente e ossatura compacta. Extremamente ágil e resistente, foi feito para trabalhar com gado. Além de sua funcionalidade na lida com o gado, se destaca nas provas de Paleteada.
 
Vídeo:
 
 
 
Fonte:
Francisco Martins Bastos Sobrinho Equipe INEM
www.abccc.com.br